Maringá Saúde
home
endocrinologia
tabela de calorias
obesidade
teste de obesidade
dietas milagrosas
tireóide
hipertiroidismo
hipotiroidismo
tireoidites
diabetes
insulina
teste do pezinho
homeopatia
contato
 
 
 
 
Diabetes - O que é?
 

         Um dos processos metabólicos do organismo é a conversão de alimentos em energia e calor dentro do corpo. Os alimentos são constituídos de três nutrientes principais:

  • Carboidratos – (digestão) – Glicose (açúcar no sangue);

  • Proteínas – (digestão) – Aminoácidos;

  • Gorduras – (digestão) – Ácidos Graxos.

         Podemos retirar energia de qualquer uma das três categorias, mas os carboidratos são especialmente importantes porque são rapidamente convertidos em glicose quando precisamos de energia. Entre as refeições, o fígado libera a glicose estocada para a corrente sanguínea. Assim, mantém normais os níveis de glicose no sangue.
          Para ajudar a penetração do suprimento de açúcar em cada célula do corpo, o pâncreas envia insulina para a corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio chegue aos receptores de insulina na superfície dessas células. Só quando a insulina se liga à superfície das células é que estas podem absorver a glicose da corrente sanguínea.

         Quando o nível de glicemia (açúcar no sangue) aumenta após uma refeição, a quantidade de insulina (chamada de insulina da hora da refeição) também aumenta para que este excesso de glicose possa ser rapidamente absorvido pelas células. O fígado pára de secretar glicose e passa a estocar glicose do sangue para usá-la posteriormente. Quando a insulina termina seu trabalho, ela se degrada. O corpo, assim, tem que renovar constantemente seu estoque de insulina.


          As  enzimas produzidas pelo pâncreas ajudam a separar nutrientes como o açúcar dos alimentos que estão nos intestinos. Os nutrientes, então, passam para a corrente sangüina que os leva até as células do corpo. Com o auxílio da insulina do pâncreas a glicose é absorvida pela célula do corpo e usada para produzir energia.