Maringá Saúde
home
endocrinologia
tabela de calorias
obesidade
teste de obesidade
dietas milagrosas
tireóide
hipertiroidismo
hipotiroidismo
tireoidites
diabetes
insulina
teste do pezinho
homeopatia
contato
 
 
 
 
Diabetes - Sobre a insulina
 

          Os diferentes tipos de preparados de insulina são distinguidos pela velocidade com que a insulina injetada é absorvida do tecido subcutâneo pela corrente sanguínea (início da ação) e pelo tempo que o organismo leva para absorver toda a insulina injetada (duração da ação). Os gráficos que seguem mostram os quatro tipos principais de insulina e como elas agem:




Insulina de ação rápida
          Também chamada insulina regular, simples ou cristalina. Este tipo é uma solução clara de insulina de aspecto límpido e transparente, que tem um início de ação rápida e uma duração curta. Insulinas de ação rápida atingem a corrente sanguínea e começam a baixar o nível de glicose no sangue em, aproximadamente, meia hora depois de sua administração. Mas, como os nutrientes dos alimentos são absorvidos muito rapidamente do intestino pela corrente sanguínea, a insulina pode ser injetada meia hora antes da refeição.


Insulina de ação intermediária
         Esta insulina é obtida pela adição de uma substância que retarda a absorção da insulina. A combinação de insulina e de uma substância retardadora, geralmente, resulta na formação de cristais que dão ao líquido uma aparência turva.
         Os cristais de insulina devem ser agitados (misturados) suave e uniformemente no líquido antes de cada injeção. Nas insulinas de ação intermediária, as primeiras moléculas de insulina levam aproximadamente 1 hora e meia para alcançarem a corrente sangüínea. A maior quantidade de moléculas atinge a corrente sangüínea entre a 4ª e a 12ª hora depois da administração e, aproximadamente, depois de 24 horas as dose é totalmente absorvida.

Insulina ultralenta (U) de origem humana
Início de ação: 4 horas
Pico máximo de ação: 8 – 24 horas
Tempo máximo de ação: 28 horas


Insulina pré-misturada
          Também estão disponíveis preparados pré-misturados de insulina de ação rápida e insulina de ação intermediária.

Onde e como injetar insulina  
          A figura à direita mostra os diversos locais recomendados para a administração da injeção de insulina. Para assegurar uma absorção regular de insulina é importante escolher um local diferente para cada nova injeção e não injetar com muita freqüência em uma mesma pequena área.
          Quando você injetar insulina, a agulha deverá ser inserida fundo o suficiente para atingir o tecido subcutâneo, mas não tão fundo que possa atingir um músculo. Não é perigoso que a insulina seja injetada em um músculo, mas se acontecer, você deve saber que a insulina chegará na corrente sangüínea mais rapidamente que o usual. O seu médico lhe instruirá sobre como injetar a insulina com precisão. Um método comum de injeção de insulinas é levantar a pele uma dobra larga e inserir a agulha em um ângulo de 90º ou 45 167 em crianças ou pessoas magras.


Áreas recomendadas para a administração de insulina


Um método comum para a injeção de insulina é levantar a pele em uma dobra larga e inserir a agulha em um ângulo entre 45º e 90º 

   
Aparelhos para a injeção  
          O desenvolvimento de sistemas de administração, tornam a auto-administração de insulina um processo mais conveniente para os diabéticos.
          Nestes sistemas de canetas de insulina, elas são carregadas com um cartucho substituível, que contém insulina suficiente para vários dias de uso. Agulhas ultrafinas, com uma cobertura de silicone,  virtualmente eliminam a dor da injeção.
 

Como armazenar insulina

          A insulina é um hormônio relativamente estável que manterá sua potência total, pelo menos até a data de término de sua validade, se você armazena-la corretamente. Se você não puder armazena-la em um refrigerador, mantenha a sua insulina no local mais fresco possível. Os fatores mais importantes que devem ser evitados são: temperaturas extremas, a luz do sol e a agitação de insulina. Lembre-se sempre das seguintes orientações:

  • Quando você começar a usar um frasco de insulina, tire-o do refrigerador um pouco antes de cada injeção ou mantenha-o à temperatura ambiente até termina-lo (desde que o tempo em que ele vá ficar em temperatura ambiente não ultrapasse 6 semanas para frascos e que você não esteja em lugar de clima muito quente e ambiente não refrigerado);


    Armazenar a insulina em um refrigerador entre 2º e 8ºC ou em local frio. 

    Não exponha a insulina à luz solar direta ou a quaiquer outro tipo de calor externo. Nunca armazene a insulina em congeladores ou freezers e não use insulina que tenha sido congelada. 


  • Mantenha os cartuchos da caneta à temperatura ambiente durante o uso (4 semanas);
  • Mantenha a insulina longe da luz solar direta. A luz solar, lentamente, degrada a insulina e lhe confere uma coloração marrom-amarelada;
  • Nunca armazene a insulina em congeladores ou freezers ou em qualquer outro lugar muito frio. A insulina que é congelada não deverá nunca ser usada. Quando viajar em aviões, sempre leve sua insulina consigo, em sua bagagem de mão;
  • Não armazene insulina em ambientes que possam ficar quentes – como o porta-luvas de seu carro ou em cima da televisão;
  • Horas de constante agitação, como podem ocorrer em uma viagem longa de carro por exemplo, podem fazer com que a insulina forme uma massa ou uma camada dentro do frasco de vidro. Não use a insulina se isso acontecer.