»
»
»
»
»
»
»
»
»
 Home
 Gestação
 Anticoncepção
 Ciclo Menstrual
 Displasia Mamária
 Hipertensão na Gravidez
 Anatomia
 Pompoarismo
 Contato
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Nevton Valdir Bringmann
 

CICLO MENSTRUAL

          O ciclo menstrual é definido como uma série de modificações que ocorrem dentro do organismo da mulher e que, repetidamente, se apresenta a cada 28 a 30 dias.
          Esse espaço de tempo varia de uma mulher para outra, acompanhando sempre seu ritmo biológico e apresenta 3 fases: a fase menstrual, a fase pós-menstrual e a fase pré-menstrual.

O Controle do Ciclo Menstrual
         
Os hormônios controlam o ciclo menstrual. Esses hormônios são fabricados no organismo por uma glândula chamada hipófise (localizada próxima ao cérebro) e pelos ovários (na parte inferior do abdome). Os ovários produzem os hormônios estrógeno e progesterona, dois hormônios muito importantes, estreitamente ligados ao ciclo menstrual. Uma parte do cérebro, chamada hipotálamo, também tem seu papel na produção hormonal, podendo ser o elo entre o ciclo e as emoções que a mulher sente.

As Três Fases
          O ciclo inicia-se com a Fase Menstrual, que começa no primeiro dia de menstruação. Nessa fase, o teor dos hormônios, estrógeno e progesterona, é baixo e o útero desprende seu revestimento, que é eliminado na forma de uma pequena quantidade de sangue e tecido. Esse é o fluxo menstrual.
          A fase Pós-Menstrual inicia-se quando a menstruação termina. Nesse momento, o revestimento restante do útero recomeça a crescer. Um dos ovários prepara-se para desprender um óvulo, momento em que se produzem maiores quantidades do hormônio estrógeno. O hormônio estrógeno faz o revestimento do útero crescer.
          A ovulação ocorre quando o ovário, estimulado pela hipófise, libera um óvulo. Isso acontece cerca de 14 dias antes que se inicie sua próxima menstruação.
          A fase Pré-Menstrual segue à ovulação. Nessa fase os ovários produzem tanto estrógeno como progesterona, fazendo o revestimento do útero continuar a crescer. Esse revestimento destina-se a dar apoio ao óvulo que acaba de ser liberado, caso seja fecundado pelo espermatozóide. Se o óvulo não for fecundado, desintegrar-se-á. A produção hormonal cai, e a menstruação se inicia. A fase pré-menstrual normal costuma durar cerca de duas semanas.

A Dismenorréia
          É a menstruação dolorosa. Ela pode ser denominada de primária, ou seja, sem nenhuma doença ginecológica associada, ou secundária, acompanhando doenças ginecológicas.
           Poderá iniciar pouco tempo após a menarca (primeira menstruação) ou após longo período de menstruações indolores.
           Além das cólicas, podem estar presentes náuseas, vômitos, falta de apetite, diarréia, dor de cabeça, tonturas, cansaço e nervosismo.
           A dismenorréia ocorre devido ao aumento de um grupo de substâncias existentes no útero, as prostaglandinas. Algumas mulheres produzem uma quantidade anormal destas substâncias e por este motivo apresentam cólicas e outros sintomas associados. O uso de medicamentos que inibem a produção das prostaglandinas apresenta resultados satisfatórios em mulheres dismenorréicas, permitindo que suas menstruações sejam indolores e impedindo que este seja um período incapacitante para estas mulheres.
           Os contraceptivos orais (pílulas) também reduzem a dismenorréia, mas só devem ser usados em mulheres que optam e têm indicação para este método anticoncepcional.
           Compressas quentes e exercícios leves ajudam o tratamento medicamentoso.

Home   | Gestação  | Anticoncepção | Ciclo Menstrual | Displasia Mamária
| Hipertensão na Gravidez | Anatomia | Contato

©2000-2002 - Maringá Saúde Pontocom LTDA